Sobre a Revista

Foco e alcance
A Revista da Faculdade de Agronomia da Universidade de Zulia publica artigos científicos originais e inéditos, notas técnicas, comunicações rápidas e artigos convidados, ou seja, que não tenham sido publicados ou submetidos simultaneamente a outra revista para publicação, por autores interessados no campo da agricultura vegetal e animal. No caso do autor ou autores terem submetido ou publicado o seu manuscrito simultaneamente noutra revista, podem ser sancionados com a não publicação nesta revista por um período de tempo indefinido.

São aceites manuscritos escritos em espanhol ou inglês, com resumos em espanhol, inglês (Abstract) e português (Resumo).

Política de livre acesso
Esta revista proporciona acesso aberto ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à investigação ajuda a um maior intercâmbio global de conhecimentos.

Processo de revisão por pares
Todos os manuscritos serão submetidos a uma avaliação inicial pelo Editor Chefe e pelos Editores Associados (constituídos por peritos nas várias áreas de conhecimento), após aprovação preliminar serão designados os árbitros, para os quais o Conselho Editorial se reserva o direito de Instruções aos autores para submeterem manuscritos para arbitragem e para publicarem os artigos que satisfaçam os critérios de publicação estabelecidos na revista.

Os manuscritos que passarem na avaliação preliminar serão avaliados por especialistas na área do conhecimento, utilizando o método "duplo cego". Todos os manuscritos serão enviados a árbitros externos para avaliação, que terão duas semanas para realizar a avaliação. Os autores devem enviar numa comunicação uma lista de cinco (5) possíveis árbitros (nacionais e/ou estrangeiros) com os seus respectivos endereços postais institucionais completos e endereços electrónicos, que não pertençam à mesma instituição que os autores do manuscrito. Para ser publicado, devem ser obtidas pelo menos duas avaliações positivas do manuscrito, mesmo que sejam apresentadas correcções.

Informação geral

A Revista de la Facultad de Agronomía, Universidad del Zulia, é uma publicação do Instituto de Investigaciones Agronómicas de la Facultad de Agronomía, Universidad del Zulia, publicada desde 1968.

A abreviatura internacionalmente reconhecida da Revista de la Facultad de Agronomía é Rev. Fac. Agron. (LUZ)

O Rev. Fac. Agron. (LUZ) é uma publicação científica em formato digital ISSN: 2477-9407. Esta publicação é uma continuação do Jornal Impresso: Depósito legal pp 196802ZU42 ISSN 0378-7818.

O Rev. Fac. Agron. (LUZ) é uma revista científica com reconhecimento nacional e internacional. O prestígio do seu conselho editorial e dos seus autores garante um vasto público leitor. É apoiado pela Universidade de Zulia, com o objectivo de divulgar os resultados dos investigadores venezuelanos e de outras partes do mundo, relacionados com o campo agrícola. A revista proporciona Acesso Aberto ao seu conteúdo, o que permite uma maior troca global de conhecimentos.

A revista publica quatro números por ano, trimestralmente, em formato Rolling Pass. A partir de Junho de 2018, o conteúdo digital da revista está apenas alojado no website da Biblioteca Digital de Revistas Científicas e Humanísticas (Revicyhluz) pertencente ao Sistema de Biblioteca e Serviços de Informação (Serbiluz) da Universidade de Zulia e o seu website oficial é https://produccioncientificaluz.org/index.php/agronomia.

Política editorial.

O Rev. Fac. Agron. (LUZ) publica artigos científicos originais e inéditos, notas técnicas, artigos de revisão, comunicações rápidas, resumos em extenso de congressos e reuniões científicas relacionadas com a área agrícola sob a consideração do Comité Editorial, produto de investigação científica de alta qualidade e promove o intercâmbio de publicações e actividade científica a nível agrícola.

Os artigos são aceites em espanhol e inglês com resumo, abstract (inglês) e abstract (português).

Os artigos submetidos para publicação na Revista devem ser originais e não publicados, ou seja, não devem ter sido publicados ou enviados simultaneamente a outra revista para publicação ou a qualquer outro meio de comunicação social. No caso do autor ou autores terem submetido ou publicado o seu artigo simultaneamente noutra revista ou qualquer outro meio de comunicação, a Revista reserva-se o direito de tomar as medidas apropriadas em relação à não publicação de artigos pelos mesmos autores durante um período de tempo indefinido.

A Revista publica artigos nas áreas da Produção Vegetal, Produção Animal, Tecnologia Alimentar e Socioeconomia. Os tópicos incluídos nestas áreas são: gestão de agrossistemas, ambiente, biotecnologia agrícola, ciência da carne, ciência do leite, desenvolvimento rural, economia agrícola, entomologia agrícola, fertilizantes, fisiologia pós-colheita, fisiologia vegetal, fisiologia e reprodução animal, pastagens e forragens, genética e reprodução animal e vegetal, ervas daninhas, nutrição animal, patologia vegetal, segurança agro-alimentar, sistemas agro-alimentares e solos.

A Revista da Faculdade de Agronomia (LUZ) reserva-se o direito de aceitar ou rejeitar artigos submetidos para publicação, fará sugestões para melhorar a sua apresentação e assegurar a integridade da publicação; por conseguinte, o Comité Editorial reserva-se o direito de ajustar o artigo para manter a uniformidade no estilo da Revista. A aceitação de uma contribuição que tenha sido avaliada e aprovada não implica a sua publicação imediata. Do mesmo modo, a Revista reserva a decisão final para publicação, bem como o volume e a edição em que será publicada.

Os autores que publicam na revista estão licenciados sob o código de licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) não-comercial, não-derivativo, atribuição de licença. Isto significa que, embora a Revista de la Facultad de Agronomía, Universidad del Zulia seja de acesso aberto, os utilizadores podem descarregar a informação nela contida, mas devem dar-lhe atribuição ou reconhecimento de propriedade intelectual, utilizá-la como está, sem qualquer derivação e para fins não comerciais.

Processo editorial

Os artigos submetidos para publicação e comunicações relacionadas com assuntos editoriais devem ser enviados ao Editor Chefe da Revista da Faculdade de Agronomia, Universidade del Zulia, por correio electrónico: agrorevistaluz@gmail.com e revagronomia@fa.luz.edu.ve.

Os artigos devem ser apresentados juntamente com as seguintes comunicações:

1.-Uma autorização assinada por todos os autores, solicitando a publicação, aceitando as políticas editoriais estabelecidas e cedendo os direitos de publicação.
2.-Uma comunicação declarando se existem ou não conflitos de interesse entre os autores.
3.-Uma comunicação com uma lista de cinco (5) possíveis árbitros (nacionais e/ou estrangeiros), com os seus respectivos endereços postais institucionais completos e endereços electrónicos, que não pertençam à mesma instituição que os autores do artigo.

5.-Lista de vericação.

4.-Os artigos de revisão devem ser acompanhados, para além das comunicações acima indicadas, de um resumo curricular dos autores citando todas as publicações científicas, projectos, prémios e actividades académicas em que tenham participado.
Estes requisitos devem ser enviados electronicamente para a Revista. Os modelos das comunicações serão fornecidos pela Revista.

Os artigos serão submetidos a uma avaliação inicial pelo Comité Editorial da Revista (composto por especialistas nas diferentes áreas de conhecimento da Revista), após aprovação preliminar serão submetidos a arbitragem por especialistas na respectiva área de conhecimento, utilizando o método "double-blind". Os árbitros terão duas semanas para levar a cabo esta avaliação.

Se o artigo obtiver pelo menos duas opiniões positivas dos árbitros, a obra pode ser publicada desde que o seu conteúdo seja compatível com os tempos de publicação, linhas editoriais e temas ditados pela Revista na altura. Uma vez recebidos os comentários dos revisores, o autor deve responder-lhes ponto por ponto e incorporar as modificações correspondentes no texto. No caso dos autores não aceitarem nenhuma das sugestões feitas pelos árbitros, devem justificar a sua decisão com argumentos válidos.

Os artigos corrigidos pelos autores devem ser devolvidos à Revista num prazo máximo de duas semanas para serem incluídos na fase de publicação. Após este período, o Comité Editorial decidirá se o artigo deve ser publicado ou retirado.

Dois pareceres negativos excluirão a possibilidade de publicação do artigo proposto, considerando-o rejeitado.

No caso de um parecer positivo e um negativo, o artigo será enviado a um terceiro árbitro cujo parecer será final e irrecorrível. Quando o artigo for aceite, o autor correspondente será informado do volume e do número da sua publicação.

Será pedida uma declaração declarando que os direitos de reprodução são concedidos à revista e devem ser assinados por todos os autores. O modelo da comunicação será fornecido pela revista por via electrónica.

Após a edição e revisão, os autores receberão a prova do artigo na cozinha, que será assinada por todos os autores.

Após edição e revisão, os autores receberão a prova de galé do artigo, que deverá ser cuidadosamente verificada e devolvida ao editor no prazo de 72 horas.

Políticas anti-plágicas e de fraude científica

O Rev. Fac. Agron. (LUZ) congratula-se com a declaração da World Association of Medical Journal Editors (WAME) sobre a definição de plágio em publicações científicas "Plágio é a utilização de ideias ou palavras publicadas ou não publicadas (ou outra propriedade intelectual) por outros, sem a sua permissão ou reconhecimento, apresentando-as como próprias e originais, em vez de reconhecerem que provêm de outra fonte. A intenção e o efeito do plágio é enganar o leitor com a alegada contribuição do plagiador. Isto aplica-se quer as ideias ou palavras sejam retiradas de resumos, projectos de investigação, candidaturas a comissões de revisão institucional, ou de manuscritos publicados ou não publicados em qualquer formato (impresso ou electrónico)".

O Rev. Fac. Agron. (LUZ) segue uma política rigorosa de anti-plágio e auto-plágio, tanto de fontes electrónicas como impressas. Todas as contribuições serão verificadas com o software anti-plagiarismo Plagiarism Checker X e CrossRef Similarity Check. Se for detectada uma percentagem de plágio ou auto-plágio superior a 20%, o artigo não será revisto ou avaliado. Se for detectada após a sua publicação, será emitida uma nota de retracção.

Os autores dos artigos são os únicos responsáveis pelo conteúdo, ideias e opiniões neles expressas, e serão portanto responsáveis por quaisquer conflitos que possam surgir por razões de direitos de autor.